Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013




Texto: Aeroporto de (Drummond) e base teórica : Letramento e Capacidade de Leitura para a Cidadania (Roxane Rojo)
 
Público Alvo - 9º ano    
Objetivo: Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase no gênero crônica, desenvolvendo as capacidades de decodificação, compreensão e intertextualidade.
Conteúdo: Elementos da narrativa, discurso indireto e pontuação (oralidade).

Competências e habilidades:
·         Identificar informações prévias ao texto;
·         Reconhecer contextos presentes no texto;
·         Produzir inferências
·         Reconhecer a intencionalidade;
·         Comparar diferentes contextos com a mesma temática;
·         Elaborar releitura do texto

Estratégias:
 Antecipação: apresentar o autor e suas características; título (o que se espera desse título?);
Ø  Leitura pelo professor do 1º parágrafo e questionamento sobre um perfil esperado de um hóspede;
Ø  Leitura individualizada;
Ø  Comparação, por intermédio de questionamentos, as atitudes do hóspede com o anteriormente relatado pelos discentes (perfil esperado de um hóspede) e outras intervenções (qual a surpresa do texto? Quais as pistas para perceber que o hóspede é na verdade um bebê? As atitudes do hóspede seriam aceitas se ele não fosse um bebê? Se este hóspede não fosse um bebê, como o definiríamos?)
Ø  Trechos do filme "Olha quem está falando" a serem passados para os alunos;
Ø  Releitura do texto, comparando-o com o filme visto, e destacando-se as características e atitudes específicas em cada parágrafo;
Ø  Produção oral, o aluno será a voz do bebê. Construção feita em paralelo ao filme acima citado. A produção poderá ser uma leitura dramatizada ou uma dramatização. Alunos reunidos em grupos de, no máximo, quatro componentes. As características levantadas em cada parágrafo comporão o tema norteador da produção.

Recursos: Texto impresso para cada aluno, sala multimídia e filme.

Avaliação: Participação e envolvimento do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário